a equipe lageana com o Mestre da Federação Internacional, Charles Gauche, organizador da competição
a equipe lageana com o Mestre da Federação Internacional, Charles Gauche, organizador da competição

A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputou, entre os dias 9 e 12 de junho, o FENAJ – FESTIVAL NACIONAL DA JUVENTUDE DE XADREZ. A competição, válida pelos Campeonatos Brasileiros Sub 16 e 18 anos Masculino e Feminino, aconteceu na ASPMI – Associação dos Servidores Púbicos de Itajaí-SC, reunindo 145 enxadristas de 10 estados, em busca de vaga para o Pan-Americano (Uruguai) e Mundial (Geórgia). Cada jogador disputou 6 rodadas de 4 horas contando pontos para o Ranking Nacional e Internacional. Esta é a segunda vez consecutiva que Santa Catarina é sede do FENAJ. Em 2015 Lages foi o palco da competição, com 196 inscritos.

De Lages, 4 enxadristas competiram, com destaque para Gabrieli Melo, 18 anos, 6º lugar na Sub 18 anos, com 3 vitórias, um empate e duas derrotas, garantindo Lages no pódio. Gabrieli representa Lages há 3 anos em Joguinhos e Jogos Abertos. Yan Henrique Cordeiro (Univest), 14 anos,  ficou em 18º lugar com 3 vitórias, duas derrotas e um empate. Yan conquistou 70 pontos no Ranking Internacional (FIDE) tendo uma excelente campanha. Henrique de Oliveira Dickel (CEDUP), 15 anos, ficou em 22º lugar também na Sub 16, com a mesma campanha de Yan, mas com desempate menor. Patricia Bertoti Silveira (Univest), 12 anos, ficou em 31º lugar na Sub 16 Feminino.

Yan Henrique Cordeiro
Yan Henrique Cordeiro

Para o Técnico de Lages, o Mestre Nacional Marco Cordeiro, a campanha da equipe foi boa, com muita experiência e ganho de pontos no Ranking Internacional: “Nossa equipe disputou contra os melhores do Brasil e a experiência deverá refletir em OLESC e Joguinhos Abertos, duas importantes competições que temos em 2016”, analisa o Mestre Marco, que acompanhou os enxadristas em Itajaí. Joguinhos Abertos de Santa Catarina acontece em Caçador, entre os dias 24 e 31 de julho, com idade máxima de 19 anos. Já a OLESC é para jogadores até 17 anos e acontece em outubro, em sede ainda ser definida. Ambas as competições são por equipes.

A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputou o FENAJ 2016 graças ao apoio da Fundação Municipal de Esportes de Lages, BHC, Univest, Transul, NDDigital e Ramos Escritório de Advocacia. A próxima competição da equipe será o Regional do JESC 12 a 14 anos, em Porto União, entre 15 e 19 de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here