A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputa, entre os dias 29 de junho e 01 de julho, o 4º TORNEIO INTERNACIONAL DE XADREZ DE CONCÓRDIA. A competição acontece em Concórdia, no oeste do estado e deve reunir cerca de 120 enxadristas de 04 países, tendo como destaque a presença de 06 (seis) Grandes Mestres e 05 Mestres Internacionais, sendo um dos mais fortes torneios disputados no Brasil durante o calendário de competições de 2018. A competição é uma realização da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Federação Catarinense de Xadrez (FCX), Prefeitura de Concórdia e Clube de Xadrez de Concórdia. Cada enxadrista irá disputar 06 (seis) partidas de 04 (quatro) horas cada, com troféus, medalhas e pontos no Ranking Internacional em disputa.

De Lages, 09 (nove) enxadristas disputam a competição, tendo como preparação a final dos Joguinhos Abertos de SC, que acontece em Curitibanos-SC entre os dias 18 e 29 de julho, além do PARAJASC (JOGOS ABERTOS DO PARADESPORTO), JASC (JOGOS ABERTOS DE SC) e OLESC (OLIMPIADA ESTUDANTIL DE SC). O grande destaque da equipe é o Mestre FIDE Alfeu Junior Varela Bueno, maior ranqueado internacional entre os enxadristas lageanos. Marco Aurélio Zaror Cordeiro, Mestre Nacional também buscará subir no Ranking Internacional, a exemplo da equipe dos Joguinhos, que tem em Gabriel Copini, medalha de bronze no JESC 15 a 17 anos, outra esperança de medalha na categoria. A grande maioria da equipe lageana em Concórdia é formada por integrantes do Programa Bolsa Atleta da FME-Lages, que motivou, desde sua criação em 2015, uma maior participação dos esportistas da cidade. Para Joana Viana Garcia, que foi TetraCampeã Brasileira quando disputava as categorias de base e retornou aos tabuleiros em virtude do Programa: “Lages precisa incentivar cada vez mais seus verdadeiros atletas e desportistas revelados em suas categorias de base, pois só assim terá uma projeção verdadeira no cenário esportivo catarinense e nacional” destaca Joana, medalha de ouro nos Jogos Abertos de Sc no ano de 2016. A equipe Lages Xadrez Clube/FME terá ainda Gilmar De Lorenzi (Adevips), Mariana Wolff da Silva Rossi, Otávio Spieker (ambos do Santa Rosa), Patricia Bertoti (Rubens de Arruda Ramos), Luís Henrique Rosa Borges, Paulo Felipe Rosa Borges e Max Ricardo Marin Filho (Construmax) participando da competição.

O Pré-rankeado número 01 do 4º TORNEIO INTERNACIONAL DE XADREZ DE CONCÓRDIA é o Cubano naturalizado Paraguaio, mas que mora em Blumenau, Neuris Delgado

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here