Os enxadristas Lorenzo Bevervanso Gomes, Gabriel Conte dos Santos em companhia do Mestre Nacional Marco Cordeiro, disputam este final de semana, entre os dias 9 e 11 de julho, em Rio Negrinho-SC, o IRT – International Rating Tournament de RIO NEGRINHO. A competição, válida pelo calendário oficial da FIDE-Federação Internacional de Xadrez será disputada em 6 rodadas de 4 horas cada, com Troféus, Medalhas e pontos no Ranking Internacional em disputa.

Os 3 enxadristas lageanos fazem parte do Projeto de Xadrez do COC-Lages, onde o Mestre Nacional é o professor da disciplina no educandário, Lorenzo e Gabriel são alunos e integrantes do Projeto, que oferece o Xadrez como matéria curricular entre 1º e 9º anos do Ensino Fundamental, descobrindo novos talentos para o Xadrez de Lages, além de estimular a concentração, raciocínio e autoestima dos alunos. Para a Neuroeducadora Karim Bevervanso Gomes, mãe do enxadrista Lorenzo, a oportunidade em uma competição internacional é muito importante: “A participação no IRT de Rio Negrinho contribui para o processo de desenvolvimento dos atletas, assim como leva o nome da cidade de Lages aos melhores patamares.  A cidadania só se fortalece através do esporte, quando comunidade, atletas e governos caminham juntos”, declara Karim, satisfeita com o filho Lorenzo, 13 anos, cada vez mais motivado. Karim, junto com o esposo, Dr. Clécio Gomes, acompanham Lorenzo neste desafio.

Para Edilene Galvão, mãe de Gabriel, 9 anos, o xadrez tem colaborado muito no desempenho escolar do filho, que depois do Xadrez está mais atento e confiante: “Gabriel sempre foi um filho excelente e com o Xadrez tem melhorado ainda mais suas notas, está mais maduro e o mais importante, ele gosta muito de jogar”, destaca Edilene, que irá acompanhar Gabriel em Rio Negrinho.

Para o Mestre Nacional Marco Cordeiro, Professor de Xadrez do COC e Técnico do Lages Xadrez Clube, a intenção é ganhar pontos no Ranking Internacional e superar os atuais 2197, que o deixa em 74º enxadrista do Brasil: “Estou estuando muito para chegar aos 2300 pontos e virar Mestre da Federação Internacional, é uma meta que busco a bastante tempo”, reflete Marco, que venceu o IRT de Timbó, em junho e pretende repetir o feito agora em Rio Negrinho, que tem como Pré- Rankeado número 01, o Mestre Charles Gauche, Blumenauense que representa Timbó. Além dos pontos que o Mestre Marco Cordeiro busca, Lorenzo e Gabriel também procuram melhorar suas colocações entre os enxadristas em suas categorias.

O trio de enxadristas embarca já na quinta-feira rumo a Rio Negrinho e com retorno no domingo, dia 11 e a expectativa é muito boa e espera-se 03 premiações na competição.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here