A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputa, neste sábado, dia 26 de maio, a 2ª etapa do CIRCUITO REGIONAL OESTE DE XADREZ. A competição acontece em Itá e reunirá os melhores enxadristas do oeste catarinense, colocando em disputa 12 categorias, da Sub 8 até a adulto, masculino e feminino.

De Lages, 40 (quarenta) enxadristas disputam a competição, com destaque para Gabriel Copini (Ondina Neves Bleyer) e Otávio Schmidt Spieker (Santa Rosa), ambos atuais Vice- Campeões do Estado. Gabriel disputa a sub 16 e Otávio a Sub 8.

Outro destaque será a inclusão na equipe das Escolinhas do Colégio Osni de Medeiros Regis, EMEB Aline Giovana Schmitt (CAIC Irmã Dulce) e Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, todos núcleos do Projeto Esportes Complementares da Secretaria da Educação, sob orientação do professor Marco Cordeiro. Ao todo serão 10 alunos que iniciam sua caminhada na equipe lageana. Para Marco, a parceria entre as Secretarias de Educação de Esportes (FME), é fundamental para o sucesso dos projetos: “Secretaria de Educação é responsável pelo Projeto e a FME pelo apoio nas viagens, com isso quem lucra é o cidadão”, analisa Marco, Técnico de Lages há 25 anos e que este ano desenvolve a base nas escolas em busca de novos talentos para a cidade.

Um exemplo é a Escola Municipal Osni de Medeiros Regis, no Bairro Tributo, que com o professor de Educação Física Claudio Medina, mantém um trabalho contínuo de estímulo ao xadrez, participando do JESMEL – JOGOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO há vários anos e agora com o projeto vê seus alunos entrarem para a equipe de Lages: “É um orgulho ver que uma iniciativa pedagógica desperta um grupo com tal talento”, destaca o professor, que irá enviar 5 (cinco) alunos seus para Itá com a equipe Lages Xadrez Clube/FME.

Ao todo serão 19 escolas que integrarão a equipe lageana em Concórdia, além do CCI – Centro do Convivência do idoso, ASDF – Associação dos Deficientes de Lages e ADEVIPS – ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES VISUAIS DO PLANALTO, preparando Lages para as competições da FESPORTE, como OLESC, JOGUINHOS ABERTOS, PARAJASC e JOGOS ABERTOS DE SC.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here