celso

No confronto dos últimos campeões do futebol nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), Chapecó levou a melhor sobre Blumenau e, com a vitória por 2 x 0, chegou ao bicampeonato. Blumenau, que ganhou o título em 2013, terminou em 2º. A competição, que termina nesta sexta-feira (18), está sendo realizada nos municípios de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna. A decisão do título ocorreu nesta quinta-feira (17), no estádio José Afonso D’Agostini, em Herval D’Oeste. Na preliminar, Santo Amaro da Imperatriz empatou em 0 x 0 com Florianópolis, mas ganhou nos pênaltis, por 6 x 5, e ficou com o 3º lugar e a medalha de bronze.

Chapecó foi melhor na maior parte do jogo e abriu o placar aos 16 minutos. Após jogada pela esquerda, a bola sobrou para o atacante Régis Giacomin, 18 anos, que entrava pela direita e chutou cruzado para vencer o goleiro Laguna. Com a vantagem, o time de Chapecó se defendia bem e tocava a bola. Blumenau assustou aos 29 minutos, mas o goleiro Luiz Felipe fez uma grande defesa. O time do Oeste aproveitou que a defesa de Blumenau estava desprotegida e marcou o segundo, aos 30 minutos. Régis fez grande jogada e deixou o companheiro na cara do gol. Leonardo Silva só teve o trabalho de deslocar o goleiro e fazer 2 x 0.

Blumenau tentou se jogar ao ataque na etapa final, mas Chapecó se defendia bem e ainda levava perigo nos contra-ataques. As 21, Laguna fez grande defesa e impediu o terceiro de Chapecó. E no último minuto, o goleiro Luiz Felipe evitou que Blumenau descontasse. “No meu primeiro ano disputando os Jasc, já estou comemorando o título. Fiz gol no primeiro jogo e também na decisão, abrindo o caminho para ser campeão. Valeu a pena a nossa dedicação, o empenho e a tática do nosso técnico”, resumiu o craque da final.

O time campeão, formado pela base da Chapecoense, e com atletas entre 17 e 19 anos, ganhou os seis jogos que disputou nos Jasc. O título foi contra Blumenau, mas, na comemoração pela conquista, o grito de guerra dos jogadores provocava as torcidas de Figueirense Avaí, Joinville e Criciúma, os outros times considerados grandes no Estado.

O futebol só passou a fazer parte dos Jasc em 2001. Em 14 edições realizadas, Blumenau ganhou quatro; Criciúma foi campeão três vezes; Chapecó chega aos dois títulos para se igualar ao Joinville. Também foram campeões, uma vez, Itajaí, Lages e Palmitos.

A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, e com o apoio de Erval Velho e Lacerdópolis. Participam 78 municípios, envolvendo em torno de 4.600 atletas, em 26 modalidades. Estão em disputa 47 troféus, entre o masculino e o feminino.

Texto: Geraldo De Cesaro

Fonte: Fesporte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here