Na noite de quinta-feira (17), Itajaí já sentia o gostinho do bicampeonato nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). O título de campeão geral, com ampla vantagem sobre o vice (Blumenau), foi confirmado nesta sexta-feira (18), com uma diferença expressiva na pontuação, mas a grande festa dos bicampeões será na próxima segunda-feira (21), em Itajaí. “Nossa delegação vai desfilar no carro do Corpo de Bombeiros, a partir das 18h, pelas principais ruas da cidade”, anunciou o coordenador técnico da Fundação Municipal de Esporte e Lazer da Itajaí, Álvaro Provesi.

 IMG_8495

“Nosso desfile começará na Fundação Municipal de Esporte e Lazer e vai até a sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Itajaí, onde nossos atletas, técnicos e dirigentes serão recebidos pelo prefeito e pela vice-prefeita para uma grande confraternização”, adiantou Provesi. O que vinha se desenhado desde os primeiros dias da 55ª edição dos Jasc, nos municípios de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, se confirmou nesta sexta-feira (18).

 Itajaí terminou em 1º, na classificação geral, com 301 pontos; Blumenau ficou em 2º, com 176; Florianópolis foi o 3º, com 125; Chapecó em 4º, com 100; Joinville, em 5º, com 80; e Concórdia em 6º, com 72 pontos. Na edição de 2014, quando Itajaí ganhou o seu 1º título geral dos Jasc, fez 369 pontos; o 2º foi Blumenau, com 209; e o 3º, Florianópolis, com 152. A diferença do campeão para o vice ficou em 125 pontos.

O quadro final de medalhas mostra Itajaí em 1º, com 64 ouros; 2º Blumenau, com 25; 3º Joinville, com 20; 4º Florianópolis, com 17; 5º Criciúma e Concórdia, com 11.

Jasc consagra equipes de 17 municípios com o troféu

IMG_8519

O que mostra o quanto os Jasc são uma competição democrática é o número de municípios que ergueram o troféu de campeão, por modalidade: 17. Ao todo foram entregues 47 troféus destinados ao 1º lugar entre o masculino e o feminino, que ficaram assim distribuídos: 16 para Itajaí; quatro para Blumenau e Florianópolis; três para Balneário Camboriú, Brusque e Concórdia; dois para Chapecó, Içara e Rio do Sul; e um para Caçador, Herval D’Oeste, Jaraguá do Sul, Joinville; São Bento do Sul, São José, Videira e Xaxim.

No último dia de disputas dos Jasc, foram definidos 13 troféus: no basquete masculino, a final foi entre Blumenau e Brusque. O título ficou com Brusque, que venceu por 86 x 53.  Na bocha (feminino), o título ficou com Itajaí e o município de Chapecó foi o vice. No bolão 23 masculino, Herval D’Oeste ganhou o troféu, e Itajaí ficou em 2º.

No futsal feminino da Divisão Especial, Brusque foi campeão, com Chapecó em 2º. No futsal feminino, Balneário Camboriú ganhou a decisão contra Lages e levou o troféu. Na ginástica rítmica, vitória de Florianópolis; com Joinville em 2º. No handebol masculino, Balneário Camboriú derrotou Itajaí por 25 a 20 e fez a festa de campeão.

 No tênis de mesa masculino, o troféu é de Concórdia, com Itajaí em 2º; e no feminino, Itajaí ficou em 1º, tendo Concórdia como vice. Já já tiro ao prato, o município de Içara é o novo campeão, com Florianópolis em 2º; no triathlon masculino, o troféu foi para Itajaí, com Criciúma em 2º. No feminino, Itajaí também foi campeão, tendo Florianópolis como vice; e no vôlei feminino, festa de Blumenau na final, que derrotou Florianópolis por 3 x 1 e ergueu o troféu de campeão.

Dois dos troféus decididos nesta sexta-feira não contavam pontos para a classificação geral por não terem um número mínimo de equipes participantes. Foram os casos da ginástica rítmica e do triathlon feminino.

A etapa estadual dos Jasc foi uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, e com o apoio de Erval Velho e Lacerdópolis. Participaram 78 municípios, envolvendo aproximadamente 4.600 atletas, que competiram em 26 modalidades. Entre masculino e feminino, forram distribuídos 47 troféus.

A cerimônia de encerramento da competição foi realizada no fim da tarde desta sexta-feira, no Complexo Esportivo Unoesc. Os prefeitos dos três municípios sedes, Rafael Laske (Joaçaba); Moisés Dieserman (Luzerna); e Nelson Guindade (Herval D’Oeste); e o presidente da Fesporte, Osvaldo Juncklaus, entregaram a bandeira dos Jasc para o diretor presidente da Fundação Municipal de Cultura e Esportes de Tubarão, José Acco Júnior, já que o município do Sul do Estado será sede dos Jogos Abertos de Santa Catarina de 2016. E o Secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Grando, representando o governador do Estado, Raimundo Colombo, declarou encerrada a 55ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina.

TODOS OS TROFÉUS

Atletismo masculino – São José

Atletismo feminino – Brusque

Basquete masculino – Brusque

Basquete feminino – Blumenau

Bocha masculino – Içara

Bocha feminino – Itajaí

Bocha masculino – Divisão Especial – Caçador

Bolão 16 masculino – Blumenau

Bolão 16 feminino – Blumenau

Bolão 23 masculino – Herval D’Oeste

Bolão 23 feminino – Videira

Ciclismo – Florianópolis

Futebol – Chapecó

Futsal masculino – Xaxim

Futsal feminino – Balneário Camboriú

Futsal da Divisão Especial masculino – Concórdia

Futsal da Divisão Especial feminino – Brusque

Ginástica artística masculino – Itajaí

Ginástica artística feminino – Itajaí

Ginástica Rítmica – Florianópolis

Handebol masculino – Balneário Camboriú

Handebol feminino – Concórdia

Judô masculino – Itajaí

Judô feminino – Itajaí

Karatê masculino – Itajaí

Karatê feminino – Itajaí


IMG_8495

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here