Laura Grossl e Ricardo Pscheidt conduzem a tochaAntonio PradoS
Laura Grossl e Ricardo Pscheidt conduzem a tochaAntonio PradoS

A abertura dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 15 a 17 anos foi realizada na área que abrange a escadaria da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria e a Praça Getúlio Vargas, no Centro de São Bento do Sul, na noite desta quinta-feira (15). Com início às 18h30, o cerimonial contou com a presença do presidente da Fesporte, Milton Cunha, e do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Abel Schroeder, a quem coube pronunciar a declaração de abertura oficial do evento.

A tocha foi conduzida pela atleta de natação Laura Grossl e pelo destaque da seleção brasileira de ciclismo, Ricardo Pscheidt. O acendimento da pira deu sequência a um belo momento pirotécnico, sobre a Igreja Matriz. O juramento foi proferido pelo jogador de handebol, Geovani Falehomer.

Milton Cunha destacou que “os Jesc justificam a existência da Fesporte, porque são esporte de base, que trata do futuro de Santa Catarina”.

“É um paradoxo, porque na sua competência esportiva os atletas são produtos dos professores e ao mesmo tempo a razão de eles existirem”, completou Schroeder, reforçando o momento de homenagem aos professores feita depois do juramento

Autoridades destacam a importância de atletas e professores para os Jesc  Foto: Antonio Prado
Autoridades destacam a importância de atletas e professores para os Jesc  Foto: Antonio Prado

O evento conta com a participação de cerca de 1.625 atletas em busca da consagração nas modalidades de atletismo, basquetebol, badminton, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, voleibol, vôlei de praia e xadrez, nesta que é a mais tradicional competição de esporte escolar de Santa Catarina. Por questões técnicas, natação e ginástica rítmica serão disputadas em Florianópolis, e Judô, em Camboriú. São 65 escolas envolvidas nas disputas.

Com a promoção do Governo do Estado e realização da Fesporte, em parceria com a ADR de Mafra e Município de São Bento do Sul, as competições começam nessa sexta-feira (16) e se estendem até o próximo domingo (18).

Esta é a nona edição do evento na versão de 15 a 17 anos, desde que sofreu divisão por faixa etária para atender a formatação nacional, uma vez que os Jesc são classificatórios para os Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados de 10 a 19 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba.

Texto: Heron Queiroz

Assessoria de Comunicação Fesporte

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here