Escola Estadual Deodoro, de Concórdia, campeã no basqueteFoto: Antonio Prado/Fesporte
Escola Estadual Deodoro, de Concórdia, campeã no basqueteFoto: Antonio Prado/Fesporte

O sábado, 18, e domingo, 19, foram dias de muitas emoções no município de Porto União. Foram definidos no final de semana os campeões que irão representar a região Centro Oeste dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 12 a 14 anos, na etapa estadual em São Miguel do Oeste, de 29 de junho a 3 de julho.

A tarde de sábado, definiu os campeões nas modalidades de tênis de mesa masculino e feminino, e do basquetebol feminino.

Tênis de mesa masculino e feminino: A disputa do tênis de mesa ocorreu durante toda tarde de sábado, e a primeira colocação nos naipes masculino e feminino ficaram com o atleta Daniel de Godoy, do Colégio Luterano Santíssima Trindade, de Joaçaba, e com Érika Silva, da Escola de Educação Básica (EEB) Paulo Blasi, de Campos Novos.

O segundo e terceiro lugar no masculino ficaram com os atletas Ramon Huntermann, também do Colégio Luterano Santíssima Trindade, de Joaçaba, e Vinícius de Souza, da EBM Guita Federmann, de Três Barras, respectivamente.

A atleta Jaqueline Klagember, da EBM Fidelis Fantim, de Videira, ficou em segundo lugar, e em terceiro a atleta Maria Eduarda Nesi Comin, do Colégio Superação, de Videira.

Basquetebol feminino: A EEB Deodoro, de Concórdia, se classificou para etapa estadual ficando em primeiro lugar ao vencer a equipe da EEB Gasparino Zorzi, de Campos Novos. Já em terceiro lugar ficou o Colégio Imaculada Conceição, de Videira.

Domingo de decisões

O domingo, 19, também foi um dia cheio de emoções e decisões para definir os classificados para etapa estadual dos Jes 12 a 14.

Xadrez masculino e feminino: No domingo, logo cedo, com muita concentração, e já definidos por antecipação os primeiros lugares ficaram com os atletas da EEB Joaquim D´Agostini, Maria Eduarda Gomes de Lacerdópolis, e do Cefrai Fraiburgo, João Vitor Dalanhol. O segundo lugar, que nesta modalidade também participa da etapa estadual, ficou com os alunos Diego Custodio,da Escola Básica Municipal (EBM) Imigrantes, de Concórdia; e Sofia Letícia Pinz Gomes, do Cefrai Faiburgo.

Para o atleta campeão esta etapa teve adversários bem fortes, com partidas difíceis, e por esse motivo, João Vitor, se preparou conhecendo os adversários mais fortes. “E minha estratégia deu certo. Agora é levar o troféu para casa e se preparar para a etapa estadual visando também a etapa nacional”, comemora.

Érika Silva, da Escola de Educação Básica (EEB) Paulo Blasi, de Campos Novos foi campeã no tênis de mesa (Foto: Antonio Prado)
Érika Silva, da Escola de Educação Básica (EEB) Paulo Blasi, de Campos Novos foi campeã no tênis de mesa (Foto: Antonio Prado)

Basquetebol masculino: Na disputa do basquetebol masculino, a equipe favorita da etapa, os donos da casa, levaram o bicampeonato. A equipe do Colégio São José, de Porto União, levou mais uma vez o troféu para casa, com placar final de 44 contra 6. O segundo lugar ficou para equipe do Colégio Bom Jesus, de Lages e em terceiro, o Colégio Sagrada Imaculada Conceição, de Videira.

Voleibol masculino: No voleibol masculino a disputa da final ficou entre os municípios de Otacílio Costa e Videira. Quem irá representar a região na etapa estadual será a EBM Marechal Rondon (Otacílio Costa) que venceu a equipe da EBM Paulo Penso (Videira), por 2 sets a 1 (parciais de 25/16 – 17/25 – 8/15). No terceiro lugar ficou a EBM Severo de Andrade, da ADR Canoinhas, que venceu a equipe da EEB Deodoro, de Concórdia, por 2 sets a 0 (parciais de 25/16 – 25/16).

Já no voleibol feminino, a equipe campeã foi do Colégio Conexão, de Joaçaba, numa disputa acirrada, vencendo por 2 sets a 1 a equipe de Colégio Estadual Fraiburgo (parciais de 25/17 – 23/25 – 15/13). Em terceiro lugar ficou o Colégio Santa Rosa de Lima, de Lages.

 Futsal masculino e feminino: A disputa do futsal masculino e feminino aconteceram simultaneamente, em dois ginásios. A disputa do masculino foi realizada no ginásio da Uniuv, e do feminino no ginásio da EEB Cid Gonzaga.

A equipe campeã na disputa do masculino e classificada para etapa estadual foi da EBM Prefeito Waldemar Kleinbing, de Videira, que venceu a equipe da EBM Santa Cruz, de Concórdia, por 3 a 2. Em terceiro, ficou classificada a EEB Raimundo Correa, de Seara.

Já no futsal feminino, sagrou-se campeã  o time da EEB Vidal Ramos, de Concórdia, e em segundo lugar a equipe do Núcleo Escolar Municipal (NEM) João Pedro Alberti, de Bela Vista do Toldo, com um placar de 15 a 0. Em terceiro lugar ficou a EEB Luiz Bezerra da Trindade, de Xavantina.

Handebol masculino e feminino: As últimas disputas da etapa regional Centro Oeste em Porto União aconteceram na modalidade de Handebol. No feminino, quem levou a melhor foi o Colégio Aplicação, de Caçador, vencendo as meninas  da EEB Irmã Anunciata Sperandio, de Peritiba, por 16 a 11. Na terceira colocação ficou a EM São Francisco, de Luzerna.

No handebol masculino, última modalidade disputada em Porto União, os campeões foram os atletas do Colégio Bom Jesus Aurora, de Caçador, que teve uma torcida muito especial, a maioria dos pais dos atletas presentes na decisão, e vencendo por 23 a 13 a equipe da EEB Professor São João Batista de La Salle, de Concórdia. Em terceiro lugar ficou a EM São Francisco, de Luzerna.

Para o diretor de esportes da Fesporte, Luciano Heck, os Jesc em Porto União, foram um grande sucesso. “Foi surpreendente o evento, com a participação das famílias nos jogos e com locais bem adequados para as competições. Foi um dos melhores locais para realização dos jogos, desde que estou na Fesporte. Toda equipe do município, ADR e da Fesporte estão de parabéns pelo trabalho feito, e principalmente os atletas, que deram o seu melhor para tentar uma vaga na etapa estadual”.

Os Jesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), em conjunto com a 25ª Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas e a prefeitura de Porto União.

O boletim final com os resultados de todas as modalidades podem ser vistos no site: www.fesporte.sc.gov.br

Informações para imprensa:

Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação ADR Canoinhas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here