Atualmente a obesidade é tida como um problema de saúde pública, considerada uma epidemia a qual é tema de pesquisas nos mais diversos meios científicos. Diálogos e debates tornam-se comuns em meio acadêmico, nas rodas de conhecimento e existe por parte da sociedade uma preocupação sobre o tema mas o que se observa é que impera em muitos casos o senso comum. É claro que se sabe que a obesidade esta diretamente relacionada a diversos problemas de saúde como hipertensão e doenças cardiovasculares as quais podem levar a morte.

Prof Ms Leandro Madalosso Wielecosseles Prof Ms Fabiano Veiga Prof Bruno Ramos
Prof Ms Leandro Madalosso Wielecosseles
Prof Ms Fabiano Veiga
Prof Bruno Ramos

Desta forma surgiu o interesse de dois Mestres em educação e professores de Educação Física da cidade de Lages, Prof. Ms. Leandro M. Wielecosseles e Prof. Ms. Fabiano Veiga em se aprofundar em tal tema através de pesquisas científicas, sendo eles também professores da rede municipal decidiram realizar tal coleta de dados junto as escolas da rede municipal sendo a rede de ensino de grande responsabilidade frente a sociedade e tamanha colaboração a qual pode estar tendo diante suas responsabilidades sociais através da conscientização, colaboração e tratamento preventivo relacionado ao mesmo.

Apesar de existirem muitas pesquisas sobre o tema nem uma delas de forma significativa que trate especificamente da cidade de Lages e muito menos em se tratando de nossas crianças. Desta forma tal trabalho têm entre seus objetivos identificar a prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares com idade aproximada entre 10 e 12 anos, em turmas de 5º e 6º anos do ensino fundamental da rede municipal de educação da cidade de Lages, SC e entre seus objetivos específicos busca-se compreender os conceitos de sobrepeso, obesidade infantil e suas relações com o papel da educação física na escola.

caic (2)

Tal pesquisa segue rigoroso procedimento, que de forma metodológico segue padrões para a coleta e tabulação de dados junto aos escolares além de descobrir os índices de sobrepeso e obesidade infantil dos estudantes por meio da etapa de coleta de dados. Busca-se assim ressaltar tal assunto de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida do público envolvido na forma de manutenção da saúde e prevenção em busca de uma vida saudável.

Em um primeiro momento será realizada a coleta de dados em escolas e secretaria de educação através da medidas de peso e altura  junto a estudantes de 5º e 6º anos, a fim de diagnosticar qual a realidade do público pesquisado em se tratando do nível de gordura corporal deste público, em um segundo momento a análise dos dados coletados através do cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) pela fórmula do Peso sobre a altura ao quadrado, posteriormente a fundamentação teórica dos dados coletados através de autores que pesquisam tais temas em âmbito nacional e mundial e por último momento a devolutiva junto a comunidade envolvida bem como a instituição apoiadora e proponente da pesquisa estudo.

caic (1)

Nesta segunda e terça feira foram realizadas avaliações no Caic Irmã Dulce, no na bairro Guarujá .

caic (3)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here