r

Ruan Portela, 24 anos de idade, natural de Mafra-SC, atleta de futsal  e promoter de eventos. Atou por diversas de futsal de Santa Catarina entre elas o Caça e Tiro de Lages. ha 5 e  atleta do Ferromax Futsal de Mafra. É com ele nossa primeira conversa no primeiro Dois Dedos de 2017.

Confira:

CA Esportes: Desde que idade você pratica o futsal?

Ruam: Desde pequeno. Mas foi aos 10 anos que comecei a participar mais das escolinhas da cidade onde morava.

 CA Esportes: Como foi o teu início na modalidade?

Ruan: Como disse sempre joguei em escolinhas da minha cidade. Mas foi em 2007 que tudo começou realmente. Fui fazer um teste na Malwee em Jaraguá do sul e acabei passando. Iria voltar no outro ano, mas não deu certo. Assim o treinador da Malwee na época, me indicou para equipe de timbó, que disputava os mesmo campeonatos. Assim, em 2008 fui para lá. Foi meu primeiro ano fora de casa. E depois disso fui seguindo carreira em outras equipes.

CA Esportes: Quais equipes você já Jogou?

Ruam: Tive uma rápida passagem pela Planor/Tuper de São Bento do Sul em 2008. No mesmo ano fui para Metisa – Timbó SC.

2009 e 2010 atuei pelo Caça e Tiro – Lages/SC.

Em 2011 até metade do ano joguei em Minas Gerais no CPN – Passos/MG

No mesmo ano fui pra São Paulo jogar no VOCEM/ASSIS-SP. Em 2012 atuei pelo VOCEM novamente

2013, 2014, 2015 e 2016 joguei no Mafra Ferromax Futsal – SC.

R5

CA Esportes: Como foi a sua caminhada no futsal?

Ruan: Acredito que minha base no futsal foi muito boa. Apesar de começar a disputar campeonatos estaduais aos 15 anos quando saí de casa, passei por equipes sempre competitivas, conhecidas e que sempre brigavam por títulos.

CA Esportes: Você renovou para mais uma temporada e pelo time do Ferromax?

Ruan: Renovei mais um ano na equipe do Mafra Ferromax Futsal. Estou indo para a quinta temporada

CA Esportes: Aqui em Lages você jogou pelo caça e Tiro Futsal, fale um pouco desta experiência?

Ruan: Joguei em 2009 e 2010 no caça e tiro. A experiência foi a melhor possível. Disputei o sub 20, a primeira divisão adulta, joguinhos, jogos abertos, entre outros campeonatos. Foi uma das melhores equipes que já joguei. Estrutura boa, cidade acolhedora e boa de morar. Além de que o pessoal gosta muito de futsal. Fiz muitas amizades, inclusive tenho alguns irmãos de coração. Tenho saudades de morar aí. Espero daqui um tempo voltar para a cidade rever as pessoas com que me dei bem e que sempre me ajudaram.

R4

 CA Esportes: Você teve Que parar um período Jogar que aconteceu?

Sofri um acidente de carro em abril de 2012. Voltei a jogar novamente campeonatos oficiais um ano e meio depois. O acidente foi muito grave, fiquei um bom tempo de cadeira de rodas e muletas. Tive muitas dificuldades para voltar jogar, mas hoje já estou conseguindo normalmente.

CA Esportes: Em suas postagens nas redes sociais observamos que você é um cara de muita fé e força de vontade, Fale um pouco sobre esse aspecto.

Ruan: Sempre fui um cara com muita força de vontade e fé. Mas vemos realmente quando somos de verdade, diante a uma dificuldade e tristeza. Depois do ocorrido em 2012, vi que se não tivesse isso, não iria conseguir voltar a fazer o que mais fiz durante minha vida. Então foquei muito em o que eu queria. Posso dizer que a força de vontade, a fé e as pessoas que estavam meu lado apoiando, foi primordial em minha recuperação e em minha vida.

CA Esportes: Além de Jogar futsal você trabalha como promoter de eventos. Fale um pouco das outras atividades que você desempenha.

Além de jogar e realizar festas, ainda trabalho como professor em uma academia e faço faculdade de Educação Física. Acho que o futsal como qualquer outro esporte também, não são muito duradouros. Pensamos em levar adiante, mas chega certo tempo que não temos mais condições. Por isso procuro fazer outras atividades e me formar, para quando esse dia chegar, eu já tenha outros métodos de trabalho.

R6

10 – Agora na temporada 2017, o que você espera?

Espero que seja um ano de muitas conquistas e realizações. Tanto na vida familiar, quanto profissionalmente na minha área e frente à equipe do Mafra Ferromax Futsal.

 CA Esportes: Nós da redação do Site CA Esportes agradecemos sua atenção a nossa reportagem. Deixem sua mensagem final aos nossos leitores.

Ruan: Agradeço a vocês da redação e ao Celso pela reportagem feita comigo. Quero mandar um abraço a todos os leitores e ao pessoal de Lages que sempre me acolheram bem. Um feliz 2017 a todos, com muita saúde e realizações. E nunca se esqueçam fé e força de vontade de sempre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here