Radanés Schmidt Vieira,popular Nezi,40 anos, goleiro de futsal.  profissão artefinalista,  casado com Chayane Costa Santos, há 20 anos ,pai da Rayane Santos Schmidt,  5 anos de idade. Figura impar , sempre de bem com vida e uma vasta carreira no futsal amador e profissional. Atualmente também  corredor de rua.

Nosso “Dois dedos de Prosa” desta semana  sente-se honrado em telo com entrevistado

CA Esportes: Há quanto tempo você pratica futsal?

Nezi: Ha 30 anos, comecei mulequinho jogando na quadra de cimento do Colégio do Rosário no bairro Coral.

CA Esportes: Como foi que se interessou pelo futsal?

Nezi: Na família tinha meu primo Marquinho Schmidt e meu Tio Chico Degas, como foi e é conhecido no meio esportivo, esses jogaram nas maiores equipes de Lages e região como Diocesano, Celucat Clube, Rolauto, Linhasul, Otacílio Costa na década de 80 e 90 e eu sempre acompanhando, e meu Tio Chico Degas me levava em quase todos os treinos e foi onde acabei pegando gosto pelo futsal.

CA Esportes: Quais as principais equipes que você atuou?

Nezi: Foram várias e com certeza vou esquecer de alguma e acabar sendo injusto com alguém porque todas foram importantes, mais vou citar: na base FME de Lages, Clube Caça e Tiro com o professor e grande amigo Serginho do Caça, final de 97 e início 98 estive Lojas CB futsal, Belamar Puma em 99, Madeireira Aparício futsal  final de 99 depois 2.000 até início de 2001 onde disputamos o brejeiros da madrugada e também um grande amistoso contra o Vasco da Gama, aí em fevereiro de 2001 me transferi para Metisa de Timbó onde joguei a divisão especial e fui campeão do Regional levando Timbó para o jogos Abertos na modalidade de futsal após 12 anos sem participação, em 2002 voltei para Lages Madeireira Aparício onde joguei estadual e representar Lages nos  jogos Abertos que aconteceu em nossa cidade, aí 2003 madeireira Aparício novamente, 2004 Campo Belo do Sul onde fomos  terceiro colocado na primeira divisão nos jogos Abertos que aconteceu na cidade de Pomerode, medalha histórica para Campo Belo do Sul na modalidade. 2005 fui para Xanxerê jogar na AFX futsal onde conquistamos o vice campeonato da 1 divisão da FCFS e conseguindo o acesso para divisão especial do próximo ano, já que subia o campeão e o vice.2006 voltei para Lages onde fui trabalhar na empresa Klabin onde estou até hj, entrei na empresa através dos meus amigoes  ( Takechi, Pinico in memoriam e Jair Lima também in memoriam)onde vou ser grato eternamente por essas pessoas e fiquei jogando campeonatos locas e regionais, dai joguei naKlabin onde trabalho e jogo até hoje, Construmax,Vancar Móveis, Fhortec e em 2008 voltei a disputar estadual pela associação Marka Bastos, 2009 Inter futsal, 2010 e 2011 joguei na Ki-Bbola, Morphos CTG em São José do Cerrito onde fui no campeão citadino lá. 2012 mais uma vez voltei a jogar estadual pelo Caça e Tiro onde também mais uma vez conquistamos o vice campeonato da primeira divisão  da FCFS e levamos o Caça  e Tiro a divisão especial do catarinense. 2013 até os dias de hoje voltei a jogar campeonatos locais e regionais onde joguei no Bela Decorações, AFC Auto escola Souza,Lages Futsal. em 2017 onde tive a honra e o prazer de jogar aos 37 anos meu segundo jogos Abertos em casa, já que o mesmo aconteceu em nossa cidade. Lembrando sempre que de 2007 para cá joguei em várias equipes mais sempre jogando pela Klabin onde obtive grandes conquistas: Galácticos Futsal equipe esta que jogo até hoje.CrecheTia Bira Futsal e como falei no início com certeza devo ter esquecido alguém pois foram muitas equipes ao longo dos anos!

CA Esportes; Cite as principais conquista?

Nezi: 3º lugar -Medalha de Bronze na 1ª Divisão dos  Jogos Abertos de 2004 em Pomerode representando Campo Belo do Sul, lembrando que esse ano o jogos Abertos eram em 2 divisões( Divisão Especial e Primeira Divisão); Vice-campeonato Catarinense da 1ª  Divisão pela AFX de Xanxerê em 2005; Vice-campeão catarinense da 1 Divisão pelo Caça e Tiro Futsal em 2012; Tri-campeão estadual dos Jogos do Sesi pela Klabin(2007 em São Ludgero,2008 em Jaraguá do Sul e 2010 em Chapecó);Bi- campeão Sul Brasileiro dos Jogos do Sesi pela Klabin(2007 em Bento Gonçalves-RS,2010 em Pelotas  RS); Vice- campeão Brasileiro  pela Klabin dos jogos do Sesi na cidade Manaus no Amazonas em 2008.

CA Esportes: Qual o jogo que mais marcou sua carreira até agora?

Nezi: Teve vários na verdade, mais um que ficou marcado foi o jogo amistoso contra o Vasco em 2001 onde o Vasco tinha 9 jogadores de seleção brasileira dentre eles, Manoel Tobias, Serginho goleiro, Schumacher, Vanderlei Carioca, Lenisio e companhia, esse jogo ficou marcado para mim e principalmente para o torcedor lageano que me conhecem sempre acabam citando esse jogo!

CA Esportes: Quais a dificuldades enfrentadas?

Nezi: Falta de apoio do empresariado e do governo para o futsal mesmo Lages sendo um celeiro de craques!

CA Esportes: Quem foi o teu maior incentivador?

Nezi: Meus familiares e principalmente meu Tio Chico Degas que me levava para quase todos os seus jogos e treinos!

CA Esportes: Quais foram os  times que jogou profissionalmente?

Nezi: Final 97 e início 98 Lojas CB futsal onde fui através do meu Primo Julio Schmidt ( popular natureza) onde esse foi um dos maiores goleiros da história de Lages, e com o apoio dos meus amigos Juca do Correio e o amigo Popular Panela. 99 joguei na Belamar Puma do Tio Jânio Barbosa, Ozamir Coelho e do Nersão da Quimar.2001 Metisa de Timbó,2002 e 03 Madeira Aparício Alemão Automóveis.2005 AFX Xanxerê e depois joguei profissionalmente mais sempre conciliando com o Trabalho. 2008 Marka Bastos,2009 Inter Futsal,2012 Caça e Tiro.

CA Esportes: Para você o que representa as competições locais com jogos do SESI, Citadino, Caça e Tiro?

Nezi: Essas competições são a essência do futsal lageano, me sinto lisonjeado  em jogar essas competições e ter o privilégio de ter ganho tantos títulos contando essas 3 competições citadas  ganhei mais de 80 títulos contando categoria livre e sênior ao longo dos anos.

CA Esportes: Conte um fato pitoresco em sua carreira com goleiro?

Nezi: Foi ter enfrentado os 2 maiores jogadores da história do futsal,Falcão onde peguei um pênalti dele em um jogo amistoso jogando pela Marka Bastos em 2008, amistoso esse que aconteceu na cidade de São Joaquim,e Manoel Tobias em um amistoso em 2001 pela Madeireira Aparício/ Alemão Automóveis contra o Vasco da Gama com o Ivo Silveira lotado com o maior público que eu já presenciei naquela praça esportiva, nesse jogo apesar do placar elástico para eles 13×02 eu fiz várias defesas, e em uma delas num chute do Manoel Tobias que explodiu no meu peito eu falei ironicamente para o Manoel Tobias chutar mais forte a próxima, e no rebote eu estava adiantado e ele me fez um golaço de cavada, daí ele veio até mim e disse não grita na minha cara não goleiro pois se você não sabe sou o melhor do mundo…

CA Esportes: Durante a pandemia com as competições estão suspensas como você tem feito para manter-se na ativa?

Nezi: De 2015  até os dias de hoje comecei a praticar corridas de Rua, e com essa pandemia como a corrida de rua é um esporte individual e sem contato físico tenho seguido os protocolos de saúde, porém estou treinando normalmente, lembrando sempre que a minha saúde e a do próximo são os fatores mais importantes!

CA Esportes: Agradecemos sua disponibilidade conceder essa entrevista ao nosso Portal e deixamos o espaço para sua mensagem final.

Nezi: Eu que agradeço ao  Portal e principalmente a você Celso, que é uma pessoa fantástica e tenho orgulho em chamar de amigo e um dos maiores cronista esportivo da nossa cidade, lembrando que um dos primeiros campeonatos que joguei na categoria adulto foi um campeonato promovido por você  através da C.A Eventos, campeonato esse que foi disputado no campo da chácara do Angeloni onde joguei no time que montamos com os familiares e amigos!

E a mensagem que eu deixo é: seja humilde sempre nos seus atos independente do status que se encontre, pois tratar todos com respeito e educação faz bem para o ser humano, pois é desta forma que me considero por isso tenho amigos de verdade por onde vou!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here